Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Echinopsis calochlora K.Schum. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-03-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie não endêmica, mas restrita à Campos Rupestres Ferruginosos do bioma Pantanal. Encontrada no estado do Mato Grosso do Sul, e com presença descrita, mas incerta no estado do Mato Grosso. Possui AOO menor que 10 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça. Os principais problemas enfrentados pela espécie na região são efeitos da mineração e pressão de coleta decorrente do seu potencial ornamental. Estima-se que a vegetação do Maciço do Urucum (MS) tenha sido alterada em 47,8%, e a área remanescente não é superior a 1.310 km².

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Echinopsis calochlora K.Schum.;

Família: Cactaceae

Sinônimos:

  • > Echinopsis calochlora subsp. glaetzleana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

E. calochlora foi uma das espécies mais abundantes em um levantamento realizado em uma área de Campo Sujo (Cerrado) recentemente queimado em Corumbá, Mato Grosso do Sul (Neves, 2009).

Distribuição

A espécie com registros de coleta para o Estado do Mato Grosso do Sul , mas descrita também por Zappi et al. (2012) como ocorrente no Estado do Mato Grosso.

Ecologia

Em Corumbá, MS, a espécie floresce de setembro a outubro e frutifica de novembro a dezembro (Neves, 2009).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade medium
Detalhes Ameaçada pela mineração de ferro na região em que ocorre (Machado, Com. pessoal).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade medium
Detalhes ​Na região do Planalto Residual do Urucum, a espécie está sujeita a uma série de ameaças, como atividades de mineração, expansão da agropecuária e expansão urbana (Tomas et al., 2010).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie é legalmente protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora (CITES, 2011).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000070>.

- TOMAS, W. M.; ISHII, I. H.; STRUSSMANN, C. ET AL. Borda Oeste do Pantanal e Maciço do Urucum em Corumbá, MS: Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade. SIMPAN, 2010.

- DANILO RAFAEL MESQUITA NEVES. Fenologia Reprodutiva Pós-Queima e Dispersão de Sementes por Morcegos em Campo Sujo de Cerrado no Planalto Residual do Urucum, Mato Grosso do Sul, Brasil. Dissertação de Mestrado. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2009.

- CONVENTION ON INTERNATIONAL TRADE IN ENDANGERED SPECIES OF WILD FAUNA AND FLORA (CITES). PNUMA-CMCM (Comps); Lista de Espécies CITES (CD-ROM). Secretaría CITES, Ginebra, y PNUMA-CMCM, Cambridge, Reino Unido, 2011.

Como citar

CNCFlora. Echinopsis calochlora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Echinopsis calochlora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/03/2012 - 13:33:35